Procurar
Close this search box.

5 motivos para trabalhares com um treinador

20/05/2024

Sim, existem milhares de planos de treino grátis para corrida, trail, ciclismo e triatlo que podes descarregar na internet. E, sim, contratar um treinador pode à primeira vista parecer um luxo. Mas há muito valor em trabalhar com um treinador experimentado e  qualificado para ajudá-lo a atingir seu objetivo e evitar certos perigos. Isto é especialmente verdade para os recéns praticantes de uma modalidade de endurance. A maior parte das lesões acontece na corrida pelos impactos e magnitudes das forças envolvidas. A grande maioria destas é causada por sobrecarga, isto é, um desequilíbrio entre a carga a que o atleta sujeita o seu corpo – as suas articulações, os seus tendões vs. a carga que o atleta consegue efetivamente realizar e repetir dias após dia. Especialmente por isto, mas não só, é fundamental trabalhar em conjunto com um Treinador experiente que te ajudará a atingir os teus objetivos estruturando, controlando e  ajustando a tua carga de treino (duração e intensidade) de acordo com as tuas capacidades físicas e técnicas.

1. É um investimento em ti mesmo

Quando pagas por um treinador, é mais provável que tenhas sucesso porque, na verdade, estás a investir no teu próprio progresso. Uma coisa é dizer que vai fazer algo, e outra é realmente investir dinheiro nisso para se comprometer mais seriamente. Quando segues um plano gratuito online é muito mais provável que venhas a descartar o mesmo e a desanimar à mínima contrariedade ou dificuldade. Mais barato ou mais caro tudo depende da importância que atribuis a ti mesmo, ao teu bem estar pessoal aos teus objetivos desportivos e ou de saúde.

2. Um treinador responsabiliza-te

Digamos que queres preparar-te para terminar um Triatlo Ironman ou uma meia maratona. Contares o teu objetivo a alguém cuja opinião consideras (como a de um treinador experiente e certficado) irá ajudar-te a alcançá-lo, descobriu um estudo de 2019 publicado no Journal of Applied Psychology (ver estudo). Ao longo do processo o atleta facilmente perde a perspetiva e tem de ser recordado dos motivos pelos quais se está a sujeitar a fazer tarefas de treino difíceis.   O treinador responsabiliza o atleta recordando-o dos seus objetivos e do que precisa de ser feito para alcançá-los. É muito mais fácil desistir quando não tens de “prestar contas” a ninguém do teu treino.

3. Um treinador ajuda-te a treinar de forma inteligente e otimizada

1 em cada 5 homens/mulheres acaba por se lesionar em desportos que envolvem corrida (ver estudo) Embora os planos online possam fornecer uma orientação para o teu treino, um treinador pode prescrever exercícios especificamente adaptados aos teus objetivos, à tua condição física atual, passado desportivo, coordenação motora e capacidade técnica e pode mudar essa prescrição de acordo com a velocidade com que te adaptas positivamente ao treino realizado.

Quando segues um plano geral e estático, é fácil levá-lo muito a sério e ficares obcecado em realizar cada treino, cada distância, cada ritmo prescrito. Isto pode levar-te ao sobretreino e/ou à lesão. O treinador vai ensinar-te a escutar o teu corpo e a tomares autonomamente aquelas decisões que surgem durante a execução do treino e que só tu podes tomar.

O treinador vai também ajudar-te a encontrar a combinação certa de duração, intensidade, e recuperação necessárias para que consigas conjugar a tua vida pessoal, profissional e familiar com a tua prática desportiva.

 Por outro lado, quando surgem imprevistos que mudam a tua rotina, ter um treinador para transmitir isso e ajudar-te a ajustar o plano em conformidade dá-te garantias de otimização do teu tempo.  A maioria dos atletas tem um tempo limitado para treinar, portanto, um treinador experiente vai garantir que cada sessão conte e que nenhum tempo seja desperdiçado.

4. O treinador avalia as tuas forças e fraquezas

O olhar atento e experiente do treinador aliado a tecnologias cada vez mais acessíveis como a definição do perfil metabólico, perfil de velocidade, perfil de potência, zonas de intensidade, e análise técnica com recurso a vídeo ajudam o treinador na prescrição da intensidade mas também a quantificar e detetar desequilíbrios antes que se estes se transformem em lesões ou em subrendimento. Desta análise o treinador pode prescrever melhor o treino específico da tua modalidade, o treino complementar de força e mobilidade, e exercícios técnicos que te vão ajudar a corrigir os teus desequilíbrios e/ou a potenciar os teus pontos fortes.

5. O treinador ajuda-te a colocar as coisas em perspetiva e liga-te ao teu propósito

Por vezes o treino não corre bem, uma competição não corre como esperamos ou o sucesso vem de forma inesperada e não sabemos como lidar com o mesmo! Isso faz parte do processo e faz parte do trabalho do treinador evitar que entres numa espiral negativa ou que penses que afinal ter sucesso é fácil. Quando começas a colocar a tua prática em causa um treinador pode trazer-te de volta ao ponto onde tudo começou, ao teu propósito inicial com a prática desportiva. Ele conhece a tua forma de pensar, de aprender, os teus objetivos e até os teus sonhos e pode ajudar-te a ter uma perspetiva realista para com os mesmos. Com o tempo e o evoluir da relação o treinador vai acabar por ser um coach, um mentor, um amigo próximo, quase um membro da família, porque está também a tentar ajudar-te a alcançares uma versão melhor de ti mesmo. O treinador ajuda-te a colocar as coisas em perspetiva.

Na TriEndure são estes os nossos princípios. Agenda já uma reunião connosco para ficares a par das diferentes opções de enquadramento técnico de que dispomos.

Juntos somos mais fortes,
Rodolfo Lourenço